Notícias‎ > ‎

O que é o OpenCall - FAQ

postado em 13 de jul de 2011 13:10 por Renato Mangini   [ 13 de jul de 2011 13:22 atualizado‎(s)‎ ]


Resolva todas as suas dúvidas que você sempre teve sobre o OpenCall mas tinha vergonha de perguntar :-)

- Estou com preguiça para ler isso tudo! Dá para resumir em um parágrafo?
Claro! Na próxima segunda-feira, dia 18/07, você TEM QUE se inscrever, porque EU SEI que VOCÊ será selecionado para apresentar um projeto muito doido no Google Developer Day de São Paulo e essa apresentação vai mudar a sua vida. Então deixa de ser preguiçoso e leia o resto!

- O que NÃO é o OpenCall?
O OpenCall não é uma competição. Haverá uma seleção para escolher os melhores projetos porque o tempo e espaço no Google Developer Day é limitado e queremos mostrar os projetos que mais sejam interessantes à platéia. Mas não terá um ganhador ou qualquer tipo de classificação entre eles. Os 10 mais relevantes terão a oportunidade, sem classificação.

- O que é então o OpenCall?
Um espaço no Google Developer Day para.... os developers! Afinal, é o dia dos developers, nada mais justo que você tenha oportunidade para mostrar o seu trabalho também! Quem já foi em um GDD sabe que a parte mais interessante é a oportunidade de networking e de conversas legais com outros nerdsdesenvolvedores. As palestras técnicas são excelentes, mas sempre podem ser vistas no Youtube uma semana depois. O networking e os bate-papos são únicos, e ambos são muito melhor aproveitados caso você também tenha oportunidade de se expor.

- O OpenCall é um projeto do Google ou dos GTUGs?
É do Google para nós (comunidade de desenvolvedores, especialmente GTUGs), com apoio logístico e de divulgação dos GTUGs.

- Eu queria apresentar meu projeto de VisualBasic 6, posso?
Não :-) Esse ano o OpenCall terá só dois tópicos: HTML5 e Android ADK. Claro que você pode demonstrar algo que use GWT junto com HTML5, por exemplo. Mas tem que se encaixar naturalmente ou em HTML5 ou em ADK.

- Não entendi essa história de HTML5 e ADK... tem que ser os dois juntos?
Nãaaaao! São dois painéis totalmente independentes. Serão selecionados 10 projetos de HTML5 e 10 projetos de Android ADK. Você pode enviar projeto nos dois painéis, mas apenas um por painel.

- E eu posso apresentar um projeto feito por um grupo?
Pode, mas o OpenCall vai considerar que ele foi feito por uma pessoa apenas. Para o OpenCall, os projetos são individuais. Se você arranjar amigos para desenvolver com você, só você vai ter o nome divulgado pelo Google.

- Se for selecionado, terei que apresentar no palco, para todo mundo?
Os 10 escolhidos de cada painel terão um espaço na conferência para apresentar os seus projetos. Mais detalhes sobre isso serão passados pelo Google em breve.

- Eu não pensei em um projeto mas sei fazer coisas em HTML5 ou em Android... posso participar?
Pode, claro! Vale mais a sua criatividade e capacidade de criar algo interessante rápido do que duzentos anos de experiência. Já comece a estudar então, e mãos à obra! No pior caso, se não for aprovado, você terá um tema para escrever um post no seu blog e terá aprendido um bocado de coisas.

- Mas o ADK exige um kit que eu não tenho... #comofas?
O painel de ADK terá duas fases de seleção: na primeira haverá uma pré-seleção de candidatos com algumas questões online sobre o ADK, para testar o seu conhecimento de Android e da biblioteca. Acertando pelo menos 50% nessa fase, você apresenta o seu projeto (no papel) para uma comissão de jurados. Se você for um dos escolhidos, o Google vai te mandar um kit ADK a tempo para você terminar de construir o projeto e apresentar.

- Mas o ADK exige um celular que eu também não tenho! #comofas?
Da necessidade do celular não tem muito jeito de fugir. Você precisará de algum celular Android que rode a versão 2.3.4 ou 3.1. Atualmente, no Brasil, são os seguintes: Nexus One, Nexus S ou o tablet Motorla Xoom.
A não ser que o Google resolva ser realmente muito bonzinho e dar um celular com Android 2.3.4 para os selecionados (Otávio, está ouvindo? :-)), nossa sugestão é que você peça emprestado para um amigo.

- O que eu ganho?
Todo mundo sabe que não basta você ser um ótimo profissional se ninguém souber disso. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar seu trabalho em uma das conferências mais bem frequentadas e respeitadas do Brasil. Sendo sua profissão, um hobby ou um projeto opensource feito no final de semana, certamente você achará dezenas ou centenas de pessoas qualificadas interessadas em te ajudar ou, pelo menos, discutir idéias. Além da imensa exposição e da honrosa menção no seu currículo, você ainda quer mais? Ok, eu pago um chopp para os membros do GTUG-BH que forem selecionados, tá bom assim? (pessoal do SP-GTUG, cobrem do Robson tratamento igualitário :-))

- Gostei, como faço para participar?
Para o painel ADK, a primeira etapa de seleção acontecerá na próxima segunda-feira (SIM, daqui a poucos dias!!!!). Você se cadastrará e responderá uma mini-provinha de Android e ADK em meia-hora. O resto está na página, olhe lá e deixe de ser preguiçoso! :-)
O painel HTML5 terá só uma etapa: uma semana entre o dia 1 e o dia 8 de Agosto para você enviar o seu projeto. Não há pré-cadastro.

- Ainda tenho dúvidas, para quem pergunto?
Leia com calma o site oficial. E, restando alguma dúvida, pode perguntar na lista do GTUG-BH ou na lista do SP-GTUG. Vamos também mandar lembretes para cada uma das etapas, na lista e no twitter. Por agora, se prepare para a inscrição na segunda-feira estudando o material de ADK para passar com mais de 50% na provinha e ser qualificado para a segunda fase.

Comments