Notícias




Hackathon Google Cloud Platform + Java

postado em 5 de dez de 2013 19:01 por GDG Belo Horizonte

Marque aí na sua agenda: 14 de dezembro, sábado, terá um 


 Em parceria com a Google, teremos um dia inteiro de imersão em tecnologia. 

Vamos fazer o que a gente mais gosta:programar. Os desafios serão na linguagemJava e tudo rodando na plataforma Google.
 Que tal um teste para tirar seu sono? 

Como vai ter disputa pelas poucas vagas, vai rolar um desafio, um tipo de pré-seleção. Registre-se aqui para receber o desafio.
 Curtiu a ideia

Então, aproveite! Se você é um apaixonadopor tecnologia, do tipo motivado por desafios e que busca se envolver em projetos que possuem um propósito maior, será a chance de aprimorar seus conhecimentos e se divertir, programando na companhia dos caras mais feras da região.
 E prometemos que não faltarão desafios e a possibilidade de network com os melhores coders da região. 

E será uma boa oportunidade para a identificação de futuros talentos da CI&Tenquanto observamos suas habilidades, capacidade de trabalhar em grupo, de expor seus pensamentos, de resolver problemas.

Pergunte e a gente responde...    FAQ

O que será esse Hackathon Google Cloud Plarform - Java? 
Será um dia inteiro de programação Java sobre a Google Cloud Platform, que tem sido amplamente adotada pelas empresas ao redor de todo o mundo e gerado uma grande demanda por profissionais que conheçam essas tecnologias. 
Queremos agitar a comunidade técnica local, oferecendo uma chance incrível de reunir os feras em Java da região de Belo Horizonte para um dia de desafios, prêmios e muita curtição. Vamos reunir gente apaixonada por tecnologia, como nós.
Quais são os requisitos para participar? 
- Ser apaixonado por tecnologia 
- Ter concluído sua graduação 
- Ser fera em Java 
- Estar disposto a mudar o mundo, uma linha de código por vez, através de: 
      - maestria no uso da tecnologia 
      - autonomia em todos os níveis 
      - propósitos compartilhados
Como faço para participar? 
É só se registrar aqui, no Tô Dentro! E como vai ter disputa pelas poucas vagas, vai rolar um desafio, um tipo de pré-seleção. Os melhores colocados serão chamados para o Hackathon.
Quando saberei se fui chamado? 
Logo na primeira semana de dezembro a gente já vai confirmar as inscrições.
O que é um Hackathon? 
É uma maratona de programação, onde pessoas, divididas em grupos, resolvem diversos desafios que envolvem codificação. O clima é muito bacana e rola muita colaboração. ótima oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, fomentar novas ideias e conhecer gente bacana. Não é a toa que as maiores empresas de tecnologia, incluindo as gigantes como Google, Facebook, Microsoft têm realizado centenas de edições de Hackathon nos últimos anos.
Não conheço Java. Posso participar? 
Essa edição será para os feras em Java. Se você não conhece essa linguagem, não vai conseguir acompanhar o raciocínio e as soluções trazidas pelos seus colegas. Mas fica tranquilo que a CI&T realizará novos Hackathons muito em breve. Fica esperto.
Não conheço a plataforma Google. Posso participar? 
Quanto a isso, tudo bem. Não é exigência que você domine a plataforma. Mas você já pode ir se preparando. é só dar uma espiada nesse Learning Guide.

Google Apps Script Videos

postado em 10 de set de 2013 05:37 por Breno Araujo   [ 10 de set de 2013 05:38 atualizado‎(s)‎ ]

Pessoal,
estamos criando uma série de vídeos sobre Google Apps Script.
Quem quiser aprender um pouquinho e compartilhar conosco esse mundo de integrações e API's de um share :)


Participe da primeira sessão de App Review no Android Developers Live Brasil! (Office Hours)

postado em 4 de ago de 2012 12:19 por GDG Belo Horizonte

A partir do hangout da próxima quinta-feira 02/08, o Android Developer Office Hours Brasil passará a se chamar Android Developers Live Brasil e passaremos a ter conteúdo mais variado. No hangout de quinta-feira 02/08, faremos a nossa primeira sessão de App Review, onde daremos nossa opinião e faremos uma avaliação de aplicativos enviados por desenvolvedores!


Essa é uma ótima oportunidade para você ter o seu aplicativo avaliado pela nossa equipe e receber dicas de como melhorá-lo. Caso esteja interessado, por favor indique seu aplicativo através desse formulário até quarta-feira 01/08, 12:00.

Junte-se a nós no Android Developers Live Brasil #05 na quinta-feira 02/08, no horário habitual (das 19:00 às 20:00). Além de fazer a avaliação dos apps enviados, também responderemos a perguntas ao vivo como sempre fazemos!

Para participar, adicione o +Bruno Oliveira no Google+ e fique atento aos posts no horário do hangout! Você também pode acompanhar o hangout ao vivo através do Google Developers Live. Como sempre, gravaremos o hangout e posteriormente publicaremos no Youtube.

Postado por Bruno Oliveira, Android Developer Relations, Google Brasil no Blog oficial do Google para desenvolvedores brasileiros

O que é o OpenCall - FAQ

postado em 13 de jul de 2011 13:10 por Renato Mangini   [ 13 de jul de 2011 13:22 atualizado‎(s)‎ ]



Resolva todas as suas dúvidas que você sempre teve sobre o OpenCall mas tinha vergonha de perguntar :-)

- Estou com preguiça para ler isso tudo! Dá para resumir em um parágrafo?
Claro! Na próxima segunda-feira, dia 18/07, você TEM QUE se inscrever, porque EU SEI que VOCÊ será selecionado para apresentar um projeto muito doido no Google Developer Day de São Paulo e essa apresentação vai mudar a sua vida. Então deixa de ser preguiçoso e leia o resto!

- O que NÃO é o OpenCall?
O OpenCall não é uma competição. Haverá uma seleção para escolher os melhores projetos porque o tempo e espaço no Google Developer Day é limitado e queremos mostrar os projetos que mais sejam interessantes à platéia. Mas não terá um ganhador ou qualquer tipo de classificação entre eles. Os 10 mais relevantes terão a oportunidade, sem classificação.

- O que é então o OpenCall?
Um espaço no Google Developer Day para.... os developers! Afinal, é o dia dos developers, nada mais justo que você tenha oportunidade para mostrar o seu trabalho também! Quem já foi em um GDD sabe que a parte mais interessante é a oportunidade de networking e de conversas legais com outros nerdsdesenvolvedores. As palestras técnicas são excelentes, mas sempre podem ser vistas no Youtube uma semana depois. O networking e os bate-papos são únicos, e ambos são muito melhor aproveitados caso você também tenha oportunidade de se expor.

- O OpenCall é um projeto do Google ou dos GTUGs?
É do Google para nós (comunidade de desenvolvedores, especialmente GTUGs), com apoio logístico e de divulgação dos GTUGs.

- Eu queria apresentar meu projeto de VisualBasic 6, posso?
Não :-) Esse ano o OpenCall terá só dois tópicos: HTML5 e Android ADK. Claro que você pode demonstrar algo que use GWT junto com HTML5, por exemplo. Mas tem que se encaixar naturalmente ou em HTML5 ou em ADK.

- Não entendi essa história de HTML5 e ADK... tem que ser os dois juntos?
Nãaaaao! São dois painéis totalmente independentes. Serão selecionados 10 projetos de HTML5 e 10 projetos de Android ADK. Você pode enviar projeto nos dois painéis, mas apenas um por painel.

- E eu posso apresentar um projeto feito por um grupo?
Pode, mas o OpenCall vai considerar que ele foi feito por uma pessoa apenas. Para o OpenCall, os projetos são individuais. Se você arranjar amigos para desenvolver com você, só você vai ter o nome divulgado pelo Google.

- Se for selecionado, terei que apresentar no palco, para todo mundo?
Os 10 escolhidos de cada painel terão um espaço na conferência para apresentar os seus projetos. Mais detalhes sobre isso serão passados pelo Google em breve.

- Eu não pensei em um projeto mas sei fazer coisas em HTML5 ou em Android... posso participar?
Pode, claro! Vale mais a sua criatividade e capacidade de criar algo interessante rápido do que duzentos anos de experiência. Já comece a estudar então, e mãos à obra! No pior caso, se não for aprovado, você terá um tema para escrever um post no seu blog e terá aprendido um bocado de coisas.

- Mas o ADK exige um kit que eu não tenho... #comofas?
O painel de ADK terá duas fases de seleção: na primeira haverá uma pré-seleção de candidatos com algumas questões online sobre o ADK, para testar o seu conhecimento de Android e da biblioteca. Acertando pelo menos 50% nessa fase, você apresenta o seu projeto (no papel) para uma comissão de jurados. Se você for um dos escolhidos, o Google vai te mandar um kit ADK a tempo para você terminar de construir o projeto e apresentar.

- Mas o ADK exige um celular que eu também não tenho! #comofas?
Da necessidade do celular não tem muito jeito de fugir. Você precisará de algum celular Android que rode a versão 2.3.4 ou 3.1. Atualmente, no Brasil, são os seguintes: Nexus One, Nexus S ou o tablet Motorla Xoom.
A não ser que o Google resolva ser realmente muito bonzinho e dar um celular com Android 2.3.4 para os selecionados (Otávio, está ouvindo? :-)), nossa sugestão é que você peça emprestado para um amigo.

- O que eu ganho?
Todo mundo sabe que não basta você ser um ótimo profissional se ninguém souber disso. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar seu trabalho em uma das conferências mais bem frequentadas e respeitadas do Brasil. Sendo sua profissão, um hobby ou um projeto opensource feito no final de semana, certamente você achará dezenas ou centenas de pessoas qualificadas interessadas em te ajudar ou, pelo menos, discutir idéias. Além da imensa exposição e da honrosa menção no seu currículo, você ainda quer mais? Ok, eu pago um chopp para os membros do GTUG-BH que forem selecionados, tá bom assim? (pessoal do SP-GTUG, cobrem do Robson tratamento igualitário :-))

- Gostei, como faço para participar?
Para o painel ADK, a primeira etapa de seleção acontecerá na próxima segunda-feira (SIM, daqui a poucos dias!!!!). Você se cadastrará e responderá uma mini-provinha de Android e ADK em meia-hora. O resto está na página, olhe lá e deixe de ser preguiçoso! :-)
O painel HTML5 terá só uma etapa: uma semana entre o dia 1 e o dia 8 de Agosto para você enviar o seu projeto. Não há pré-cadastro.

- Ainda tenho dúvidas, para quem pergunto?
Leia com calma o site oficial. E, restando alguma dúvida, pode perguntar na lista do GTUG-BH ou na lista do SP-GTUG. Vamos também mandar lembretes para cada uma das etapas, na lista e no twitter. Por agora, se prepare para a inscrição na segunda-feira estudando o material de ADK para passar com mais de 50% na provinha e ser qualificado para a segunda fase.

Google Plus

postado em 28 de jun de 2011 17:29 por Renato Mangini   [ 28 de jun de 2011 17:46 atualizado‎(s)‎ ]

Fiz um breve review do Google Plus (Google+), depois de algumas horas de uso.

A interface está muito bem feita, e em cerca de três horas não consegui provocar nenhum bug visível. Parece que eles testaram muito antes de abrir para gente de fora, evitando a mesma decepção do Google Wave. Além da aparente ausência de bugs, merece atenção o cuidado com o visual. Está tudo muito agradável e coerente visualmente, com uma usabilidade surpreendente.

Para mais detalhes, tem uma série de blog posts e vídeos, inclusive os oficiais (overviewcirclessparks e hangouts), que podem ajudar.

Hoje, cinco features principais foram lançadas: Profile, Circles, Sparks, Hangouts e Mobile features (Huddle e Instant Upload). Abaixo descrevo rapidamente cada uma delas.

Profile: é um avanço do Google Profile tradicional. Agora, além de uma interface melhorada, o Profile também mostra quem está nos seus círculos (mais abaixo), a lista dos +1 seus (caso vc não saiba o que é um +1, lembra vagamente o "like" do Facebook) e os itens compartilhados. Aqui não houve mudança significativa. Curioso? veja o meu perfil, que já está no modelo novo.

Circles: acho que esse é o pulo do gato. A idéia já vinha sendo ventilada há um bom tempo, inclusive com uma apresentação que ficou famosa de um ex-Googler. Quase um ano atrás algo similar foi implementado no Orkut, mas não recebeu a devida atenção no visual e na usabilidade.  O Circles permite agrupar os seus amigos, e com isso evitar o tão comum problema de mandar fotos da bebedeira de domingo para a timeline do seu chefe. No Google+ isso foi feito de uma forma bem fácil de ser usada, abusando de HTML5, drag-n-drop e outros efeitos visuais.

Sparks: é uma mistura de Google Reader e Google News. Você define temas de seu interesse e eles aparecem numa timeline no formato similar ao dos updates do Facebook ou do Twitter. A escolha do conteúdo que será mostrado é feita com base em uma busca em que conteúdo recente, com imagens/vídeos e que gere burburinho tem mais valor. Todos "sparks" podem ser compartilhados com um ou mais grupos (ou para todo mundo) e, uma vez compartilhados, podem receber comentários e +1's como no Google Reader e no Facebook.

Hangouts: video-conferência para as massas. Abra um canal de videochat com um dos seus círculos ou com pessoas específicas. Imagino o potencial de estrago que isso pode causar no Skype.

Mobile features: a app para Android (e em breve para iPhone também) é muito bem feita, bem superior à app do Facebook. Além da timeline já esperada, há também a lista dos seus círculos, o Huddle (descrito abaixo), fotos dos seus amigos, suas e dos seus círculos.

Mobile features - Huddle: Quem já usou o GroupMe vai dar valor para o Huddle. Quem nunca usou o GroupMe e já tentou combinar uma saída com amigos via SMS, vai dar mais valor ainda :-) Coordenar um monte de gente via SMS é quase impossível, e o Huddle serve para resolver isso. É um recurso de SMS em grupo, em que os grupos podem ser os círculos do Circle e/ou pessoas dos seus contatos.

Mobile features - Instant Upload: um Instagram/PicPlz integrado ao Circles (ou seja, com opção de compartilhar com grupos específicos). Ainda não tem as frescurinhas do Instagram ou do PicPlz (filtros, bordas, etc), mas o legal é a integração com os círculos de compartilhamento e a facilidade de compartilhar fotos e vídeos sem nenhum esforço.

Além disso, os recursos de compartilhamento e notificações estão sempre acessíveis nos aplicativos web em uma nova barra que aparece em todos os sites do Google. Imagino que uma extensão para o Chrome deva estar a caminho.

Sugestões de melhoria:
- usar o mesmo algoritmo do GMail, que detecta afinidade entre contatos, para sugerir grupos de amigos, evitando a fadiga de criar os grupos manualmente. Mesmo com a ótima usabilidade, isso será um processo meio chato quando todos os meus contatos estiverem usando o Google+.
- buscar os feeds do Facebook e do Twitter, criando um circle para cada e, com isso, tornando o Google+ a interface única para ler e compartilhar coisas.

Futuro:
Já tem tempo que se diz que o tema "social" está em alta dentro do Google. Dizem que até bônus maior foi oferecido se os produtos com foco social derem certo. Pois bem, considerando que a equipe por trás do Google Plus é enorme, a alta gerência está completamente comprometida com o projeto e diversos outros grupos participam indiretamente, imagino que este seja um divisor de águas na postura do Google em relação ao tema. Em outras palavras, agora o Google está entrando para valer na batalha. Eu já peguei o banquinho e a pipoca e estou ansiosamente aguardando os próximos capítulos - não sem torcer para o meu preferido, claro.

Está desenvolvendo para Android?

postado em 20 de mai de 2011 16:38 por Renato Mangini   [ 20 de mai de 2011 17:24 atualizado‎(s)‎ ]


Como subproduto do Bootcamp Android (que, aliás, foi ótimo), descobrimos várias empresas novas desenvolvendo na plataforma Android, inclusive uma que desenvolve tablets. Como a gente tenta direcionar as atividades do GTUG-BH para o mercado, vimos que era hora de conhecer melhor os desenvolvedores e decidimos fazer um mapeamento do estágio de desenvolvimento na plataforma Android no Brasil.



Portanto, se você desenvolve algo para a plataforma Android - software ou hardware, por favor responda à pesquisa no endereço:


É rápido e simples, você só insere informações de contato se quiser, e nos ajudará a definir os nossos próximos passos.

Eventualmente essas informações serão compartilhadas com a equipe de Developer Relations do Google. Eles (Google) ou nós (GTUGs) poderemos entrar em contato com quem deixar email ou telefone para promover o seu produto ou para fazer uma apresentação no GTUG mais próximo de você, por exemplo.

Nenhuma informação individual será publicada sem o seu consentimento. 

Vamos lá, colabore! :-)


(*) Androids image taken from http://talkandroid.com

Android Bootcamp

postado em 25 de abr de 2011 07:45 por Renato Mangini   [ 20 de mai de 2011 17:26 atualizado‎(s)‎ ]

No dia 30 de Abril, próximo sábado, vamos fazer um Android Bootcamp para iniciantes.

O objetivo do Bootcamp é fazer um mãos-na-massa, sem palestras. Todo mundo vai sair de lá sabendo fazer um hello world e entendendo os principais componentes de um aplicativo Android. Quem tiver um celular Android com cabo para ligar no computador, pode levar também que, se sobrar tempo, já ensinamos como passar o hello world para o celular.

Dois pré-requisitos são ESSENCIAIS para participar: 
- saber programar Java, pelo menos num nível básico (conhecer a sintaxe da linguagem e já ter feito algo no Eclipse além do hello world)
- levar um notebook Windows, Linux ou Mac

Inscrevam-se aqui

Temos cerca de 80 vagas. Como é no sábado e o foco é para iniciantes, não sei se preencheremos todas as vagas. Mas, de qualquer forma, faça sua inscrição rápido, porque depois do último encontro do grupo em que as vagas se esgotaram em 4 minutos, é melhor não perder tempo!

Terceiro encontro na sede do Google-BH

postado em 17 de jan de 2011 11:23 por Renato Mangini   [ 17 de jan de 2011 11:38 atualizado‎(s)‎ ]



No dia 3 de Fevereiro teremos o terceiro encontro do GTUG-BH com uma grande novidade: dessa vez o encontro será na sede do Google-BH. A programação ainda não está definida.

Para quem não sabe, os encontros do GTUG são gratuitos, feitos por e para desenvolvedores. Todas as discussões pré e pós encontro serão feitas na lista (http://groups.google.com/group/gtugbh). Se você não participa ainda, inscreva-se agora para não perder nenhuma informação.

Apesar de ser gratuito, temos um limite de espaço. Por isso, na lista do GTUG-BH foi publicado um formulário de cadastro e a garantia da vaga será de acordo com a ordem de preenchimento do formulário. Lembrem-se, não adianta chegar lá no dia sem confirmação. Terá uma lista de nomes e só entrará no prédio quem tiver preenchido o formulário e recebido o email de confirmação.


E compartilhe esse post:

Compartilhe

O gadget adicionado não é válido

(foto do cabeçalho tirada de: http://reason.com/)

Fotos do segundo encontro

postado em 17 de jan de 2011 10:32 por Renato Mangini



E eis as fotos do segundo encontro do GTUG-BH que rolou no dia 30 de Novembro na Sydle:


Fotos do primeiro encontro - 21/09/2010

postado em 29 de nov de 2010 08:45 por Renato Mangini



Com muito atraso, posto aqui as fotos do primeiro encontro do GTUG-BH! Que seja o primeiro de muitos :-)


1-10 of 15